COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO
José Manuel Moran
Durante muito tempo a educação nas escolas foi dominada pelos professores tradicionais e eles eram o centro ou a maior autoridade em conhecimento.
Hoje a mídia é o ponto mais alto do século XXI, na qualidade dos seres humanos, dentro ou fora da escola.
Na escola o que mais se destaca é a internet, utilizada como um elemento a mais junto com revistas, vídeos, jornais. A conexões e feita através de professor versos professor, professor versos alunos, cidades e pessoas diferentes próximas e distantes interagindo esporádica ou sistematicamente.
Através da internet é possível criarmos modalidades de cursos necessários para darmos um salto qualitativo na educação continuada, onde se permite juntar a escrita, a fala e a imagem a um custo barato com rapidez e flexibilidade.
A presença da internet na educação, motiva nos alunos a ter interesse pela pesquisa e por conhecer e se apropriar de outra língua.
Nós professores precisamos ficar atentos, pois ensinar utilizando a internet, faz com que os alunos fiquem mais seduzidos pela navegação do que pelo trabalho de interpretação, ou seja, é mais atraente navegar, descobrir coisas novas do que analisá-las separando o que é essencial do acidental.
Por isso o papel do professor não é de “ informador” e sim de coordenador do processo motivando-os pelas novidades e possibilidades inesgotáveis que a internet oferece.
A motivação aumenta se o professor transmite confiança a seus alunos.O professor precisa sensibilizar o aluno, pois se o mesmo tem claro ou encontra valor no que vai pesquisar, procederá com mais rapidez e eficiência, evitando com isso a dispersão fácil que é a tendência da internet. Outro ponto importante é: sempre que utilizarmos a Internet para a pesquisa, é essencial que o professor complemente, problematize a adapte a realidade local.
Também precisamos cuidar para não nos deslumbrarmos com a pesquisa na internet e deixarmos de lado outras tecnologias. A chave está em integrar a internet com as outras tecnologias vídeos, TV , jornal, avançando assim com as técnicas já conhecidas dentro de uma visão pedagógica inovara, criativa, aberta.
O papel do professor deve ser de mediador, ajudando os alunos a escolher o que é mais importante em todas as áreas da sua vida, garimpando o que é essencial, orientando-os sobre as conseqüências, sempre numa linguagem acessível e contextualizada.
Na verdade, nossa mente é a melhor tecnologia, pois pensa, relaciona, sente e pode surpreender. Ensinar com a internet só será uma revolução, se mudarmos os paradigmas do ensino, integrando a comunicação pessoal a comunitária e tecnológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário