APRENDENDO COM E AO LOGO DA VIDA
José Manuel Moran
Ao logo de nossa vida, a educação é uma constante, ou seja, desde a infância até a velhice vivemos um aprendizado, seja ele nos aspectos sociais, pessoais ou emocionais. Na verdade, é um processo no qual nos libertamos ou reestruturamos conceitos que nos são apresentados e que aceitamos como verdade, baseados nas nossas experiências, e é claro, também nas dos outros, quer dizer, socialmente aprendemos a viver e conviver com as diferenças. Quanto ao emocional que vem ainda engatinhando, aprendemos a nos conhecer melhor, nos valorizar como ser em constante evolução, sujeitos a erros e acertos na convivência conosco, com os outros e com a natureza.
A educação é um aprendizado quase que “vulgar” quando nos dedicamos apenas no profissional, no ter, ou seja, quando queremos mostrar aos outros, quando fingimos aquilo que não sabemos ou não somos.
A educação só é eficaz quando nos motivamos a nos conhecer e procuramos mudar os nossos comportamentos, atitudes e valores ao longo da nossa vida, valorizando o nosso ser.Ela ainda é eficaz quando nos permite enfrentar as decepções inevitáveis da vida e delas sairmos fortalecidos, ou seja, é importante sabermos lidar com conflitos internos e nos mantermos vivos e motivados para enfrentarmos conflitos externos.
Na vida, cada etapa tem seu fascínio, mas nas fases avançadas da nossa existência é que revelamos aquilo que aprendemos, no que nos transformamos e o quanto evoluímos.
É verdade que no início da vida sofremos influências externas e dificilmente sabemos o que é certo ou errado, mas com o passar dos anos e com as experiências construídas e adquiridas, as máscaras caem e vamos vendo as coisas na essência, demonstrando a nossa personalidade e nosso aprendizado. É verdade que muitos desistem de aprender e simplesmente se contentam em viver, em contra partida, outros aproveitam para avançar cada vez mais no seu aprendizado intelectual, social, pessoal e emocional.
A verdade o que interessa, é transformar a vida num contínuo aprender, evoluir e de se realizar, dentro de um processo pleno, autêntico, rico e profundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário